A publicidade é um importante setor do mercado, e ter um negócio desse ramo pode ser uma opção muito lucrativa para o empreendedor. Por isso, saber como abrir uma agência de publicidade é fundamental para quem já tem experiência na área e deseja começar um negócio próprio.
Para quem não sabe, a agência de publicidade tem como principal objetivo criar peças de propaganda para a veiculação em canais diversos como:
- Televisão;
- Internet;
- Rádio;
- Pontos de exposição externos (vitrines, displays, totems e outdoors);
- Revistas;
- Jornais.
Dessa forma, a agência de publicidade divulga os serviços ou produtos de uma empresa, com o objetivo de promover a sua venda, ou mesmo de divulgar informações a respeito de algo ou alguém.
E a diferença do trabalho de publicidade para o marketing é que, normalmente, o marketing se refere às esferas mais estratégicas de estudo e compreensão do público-alvo, além do mercado, enquanto a publicidade em si se refere à criação e execução dos projetos. Portanto, essas áreas trabalham sempre juntas!
Como abrir uma agência de publicidade
Abrir uma agência de publicidade requer que você compreenda as etapas da abertura de uma empresa. É preciso entender quais são os documentos e quem é preciso consultar para abrir seu negócio e como funciona o processo. Por isso, separamos os documentos necessários na lista abaixo:
- Alvará da Prefeitura, é importante verificar a viabilidade da instalação da empresa no endereço estabelecido;
- Registro na Junta Comercial e verificação do nome ou marca a ser utilizada para saber se a mesma está disponível;
- Contrato Social;
- CNPJ;
- Alvará do Corpo de Bombeiros para verificar a segurança do estabelecimento;
- Registro no INPI para proteger sua marca.
Escolhendo o local ideal
Para escolher o local ideal, é preciso entender quem é o seu público-alvo. Para isso, você precisa definir se a sua agência terá uma especialização ou não, isto é, se atenderá nichos específicos ou se atenderá o público geral.
Isso é fundamental porque dessa forma será possível encontrar o local mais adequado às necessidades e peculiaridades da sua agência. Tanto no que diz respeito ao imóvel quanto ao bairro a ser escolhido. Uma dica importante é que a sua agência esteja localizada perto do comércio local – podem ser pequenas empresas! Dessa forma, você poderá ter os seus primeiros clientes já na região.
A equipe que você precisa ter
Você precisa começar com um time capaz de gerenciar pelo menos dois ou três projetos simultâneos. Dessa forma, você poderá trabalhar com maior tranquilidade.
Os membros da sua equipe precisam ser proativos, devem ser bons no que fazem e precisam trabalhar com agilidade e qualidade. Portanto, é preciso conduzir entrevistas com pessoas realmente dispostas a trabalhar em projetos que envolvem o sucesso dos seus clientes.
Utilizar ferramentas como o LinkedIn e as redes sociais para buscar pessoas capacitadas é uma medida bastante útil, e que pode trazer bons resultados a baixo custo. É preciso analisar com cuidado e buscar os profissionais certos!
Seja diferente, inove, evolua, escreva-se em nossa newsletter !
Agora que você já sabe como abrir uma agência de publicidade, entre em contato com a Contar Digital!
Sucesso e até a próxima.