Como tirar o CREA?
Se registrar no CREA pode ser um desafio para quem não conhece bem os processos. Para te auxiliar com isso, fizemos um guia prático de como tirar o CREA facilmente. Com ele, você descobrirá tudo sobre o processo de como adquirir a sua licença de fiscalização de atividades profissionais nas áreas de geologia, agronomia, meteorologia, engenharia e tecnólogos.
Como tirar o CREA
Antes de entender como tirar o CREA, é importante que você tenha todos os documentos digitalizados nos formatos e tamanhos aceitos para o registro do CREA. Para tal, você precisará dos seguintes documentos:
- CPF;
- Diploma, frente e verso;
- Título de eleitor;
- Histórico escolar;
- RG;
- Comprovante de quitação militar;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de quitação eleitoral;
- Atestado de conclusão de curso.
Para facilitar a organização, renomeie os arquivos com os nomes dos documentos. E para garantir que você terá como tirar o CREA com sua documentação, você precisará que todos os arquivos escaneados estejam em um dos seguintes formatos:
- PDF;
- PNG;
- JPG;
- GIF.
Somente esses formatos são aceitos para o registro online, e você não terá como tirar o CREA caso qualquer um de seus arquivos ultrapasse o tamanho total de 1 MB. A qualidade das imagens deve ser boa para garantir que o texto dos documentos seja legível.
Iniciando o registro do CREA
Para começar o processo de registro online do CREA, você precisa acessar o site da CREA e clicar no link CREANET. Lá, você precisará clicar na área de registro de profissionais e clicar em cadastrar. Você irá encontrar um amplo formulário que precisará preencher para se cadastrar de forma efetiva, recebendo uma senha e um número de registro ao final do processo.
Após esse registro, você precisará clicar em Registro de Profissional para iniciar o seu cadastro. A partir daqui, você deverá fazer a escolha entre registro com atestado e registro com diploma. O registro com atestado é só para caso o diploma ainda não tenha sido entregue ou impresso, requisitando o atestado para comprovar que você fez o curso.
A partir daqui você encontrará um formulário que precisa ser preenchido com os dados do seu documento de identidade, e informar também o seu endereço no estado de São Paulo.
Caso não tenha endereço no estado, você precisará preencher o registro do campo de autorização do envio de correspondência, para garantir que irá receber corretamente tudo que será enviado. Você precisará também informar em qual unidade do CREA você irá retirar o documento.
No campo de formação acadêmica, preencha todos os pontos solicitados, e procure o seu curso. Caso não encontre, não se preocupe, há a opção para você inserir manualmente o curso e todos os campos obrigatórios.
Por fim, você deverá anexar os arquivos anteriormente digitalizados. Para homens acima de 18 anos, a carteira de reservista também é um documento obrigatório a ser digitalizado e arquivado, seguindo os padrões acima expostos. Mulheres estão isentas dessa específica documentação, porém todas as outras também precisam seguir o padrão.
Ao fim do processo, você irá confirmar as informações e gerar o boleto da taxa de serviço. Se assim desejar, poderá salvar rascunho do preenchimento para o concluir posteriormente. Os anexos não serão salvos no rascunho.
Assim que houver a confirmação do seu pagamento, sua solicitação será enviada ao CREA, seu pedido será analisado, e você receberá um aviso quando houver a efetivação do registro. O CREA irá comunicar todas as fases do pedido por e-mail, e também informar falta de documentos ou erro no formulário também.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a CONTAR. Será um prazer te ajudar!
Sucesso e até a próxima!