O que faz uma agência de publicidade?
Você, empreendedor que deseja abrir um negócio na área da comunicação, já se interessou em montar uma agência de publicidade? Essa é uma opção muito lucrativa para quem deseja investir na área. Mas, afinal, o que faz uma agência de publicidade?
Essa é uma pergunta cuja resposta precisa estar na ponta da sua língua. Isso porque você precisará construir um modelo de negócio sólido e entender muito bem da sua atividade para definir um posicionamento e uma especialidade para o seu negócio.
Então, o que faz uma agência de publicidade?
Pense: uma agência de publicidade é responsável por desenvolver peças de propaganda para a veiculação em canais diversos como:
- Televisão;
- Internet;
- Rádio;
- Pontos de exposição externos (vitrines, displays, totems e outdoors);
- Revistas;
- Jornais.
Dessa forma, a agência de publicidade divulga os serviços ou produtos de uma empresa, com o objetivo de promover a sua venda, ou mesmo de divulgar informações a respeito de algo ou alguém.
Basicamente é isso. É claro que existem diversos outros trabalhos que são conduzidos dentro da agência, e você conhecerá alguns deles abaixo. Vale lembrar que, normalmente, a publicidade é uma área mais conhecida pela execução, e não tanto pela estratégia, que normalmente é atribuída ao marketing. Contudo, não significa que essas duas áreas estejam distantes uma da outra. Pelo contrário! Elas costumam caminhar de mãos dadas, e o trabalho do marketing está diretamente ligado à publicidade, pois uma agência precisa ter um departamento com pessoas capazes de desenvolverem estratégias, tanto para os seus clientes quanto para a própria agência.
Então, vamos conhecer mais?
Você não pode abrir uma agência de publicidade sem saber disto!
São vários os cargos dentro de uma agência de publicidade. Para você entender o que faz uma agência de publicidade, é preciso conhecer cada um deles. Abaixo, listamos algumas delas.
O que faz uma agência de publicidade – as funções indispensáveis:
Designer – o responsável por criar as artes das peças gráficas, que serão inseridas em revistas, jornais e outras mídias normalmente impressas, mas não apenas isso, visto que designers também trabalham em peças digitais, que podem ser utilizadas em mídias diversas, como redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn – e até mesmo sites.
- Criação;
- Audiovisual.
Redator – o responsável por criar textos envolventes e mensagens que conquistam, que servem de base para a criação de todas as peças publicitárias que contêm qualquer tipo de texto. É simplesmente o indivíduo que transforma palavras em verdadeiras fontes de atração para o público, e que podem causar sentimentos diversos, tais como medo, emoção, amor, ódio, fome, repulsa, sede e muito mais.
Pode fazer parte dos seguintes departamentos:
- Criação.
Profissional de Marketing – alguém que analisa métricas, ajuda a definir estratégias, cria personas e utiliza a empatia para compreender o que o cliente e o público-alvo do cliente precisam e desejam.
Pode fazer parte dos seguintes departamentos:
- Atendimento;
- Pesquisa;
- Mídia (definição do canal mais adequado para veiculação da peça);
- Planejamento.
Entendeu? O que faz uma agência de publicidade de sucesso é entender as funções necessárias para fazer o negócio funcionar e compreender bem o mercado e a especialidade da agência em si.
Uma equipe focada e poderosa é o que faz uma agência de publicidade ser igualmente incrível!
Portanto, você deverá ter em seu quadro de funcionários:
- Uma equipe de atendimento, que pode ser composta por 2 a 3 pessoas;
- Uma equipe de pesquisa, que deve cuidar de entender e planejar os projetos, bem como do planejamento;
- Alguém para cuidar das mídias, definindo qual o melhor canal para veiculação e negociação de espaços e valores;
- Designers para criarem artes encantadoras;
- Redatores para desenvolverem textos únicos e que conquistam o leitor.
Isso sem contar no básico, que inclui a limpeza do local, TI, administração etc.
Contratar os serviços terceirizados de uma empresa especializada na contabilidade para Agências de Publicidade também é uma excelente ideia. Por isso, a CONTAR Digital está aqui, fornecendo conteúdos inspiradores e te orientando a começar seu próprio negócio, mostrando que é possível fazer contabilidade sem se prender a modelos engessados e que não te fornecem qualquer liberdade para trabalhar, nem facilidade.
Portanto, se você busca Contabilidade Online e quer começar sua agência de publicidade o mais rápido possível, sem riscos, respeitando o que obriga a legislação e pavimentando o caminho para o sucesso, então contate-nos! Será um prazer te ajudar.
Aproveite e saiba como abrir uma agência de publicidade.
Sucesso e até a próxima!